Até chegar aqui você já aprendeu algumas definições básicas sobre andaimes: o que é, para que serve, os diferentes tipos encontrados no mercado, etc. Também vimos o que deve ser levado em consideração na hora de montar um projeto de andaime. Dando continuidade ao assunto, vamos neste post explicar como ler esses projetos.
Como tudo começa?
O projeto de andaime é desenvolvido a partir dos desenhos do projeto estrutural e de arquitetura fornecidos pelo cliente e, sempre que necessário, das informações colhidas e não identificadas no projeto pela visita técnica.
Veja também: Locação de andaimes
O que deve ser observado no projeto de andaime?
Para avaliar se o andaime apresentado no projeto atenderá às necessidades da obra e dos seus usuários para a execução dos serviços, deve-se visualizar e compreender a geometria geral do mesmo, se as medidas de sua largura, comprimento e altura permitirão o acesso a todos os pontos necessários durante os processos realizados.
Deve-se também observar os acessos ao andaime:
- Entradas e saídas, escadas.
- Circulações e localização dos patamares de trabalho, verificando se os níveis estabelecidos para os patamares permitirão ao usuário a realização do seu trabalho com ergonomia e seguranç
Vamos ver outros pontos a serem avaliados:
- Condições de segurança. O andaime tem guarda corpo rígido para proteção contra a queda dos usuários?
- Há a necessidade da instalação de dispositivos de proteção para passagem de pedestre e/ou veículos?
- Há proximidade de rede energizada que possa colocar em risco a segurança da estrutura e dos seus usuários?
- O andaime está bem travado, observando a integridade da estrutura onde está sendo fixado, garantindo a sua estabilidade?
Agora, você já é quase um expert no assunto. A nossa série já está chegando ao fim. Aguarde os próximos posts!