Cimbramento e fôrmas metálicas com tecnologia ROHR em residencial de alto padrão em Brasília

Com uma longa tradição na indústria, no setor de infraestrutura e em grandes eventos, a ROHR sempre foi reconhecida por trazer tecnologia de ponta à altura dos desafios da engenharia. Isso não é diferente no setor de edificações, onde nos destacamos com soluções inovadoras que fazem a diferença para os clientes. É o caso, por exemplo, da construção de um empreendimento imobiliário residencial de alto padrão, que está sendo erguido em Brasília, no Distrito Federal, em projeto da FX Participações e Investimentos.

Com duração prevista de dois anos, a obra foi iniciada em 2020 e atualmente está na fase estrutural. Quando for entregue, a edificação terá, ao todo, nove pavimentos, distribuídos em 737,7 m². Ficam por conta da ROHR todas as soluções para travamento metálico de pilares, além do cimbramento metálico de vigas e lajes, e o fornecimento de fôrmas metálicas especiais. Também estamos presentes com todo o nosso conhecimento e excelência para garantir os melhores resultados no projeto.

A lista de equipamentos utilizados pela ROHR no serviço inclui o Sistema de Torre ETEM, solução para o cimbramento em torres que propicia alta capacidade de movimentação de cargas. Como um de seus grandes diferenciais, essa tecnologia apresenta poucas peças de encaixe, o que agiliza a montagem e desmontagem durante todas as operações. Estamos falando de algo capaz de reduzir o número de perdas durante a execução da obra, o que, por sua vez, significa diversos ganhos de tempo e de recursos.

A construção do residencial também conta com as fôrmas HF. Aqui a vantagem competitiva fica por conta de um sistema leve de fôrmas para concreto. Sua praticidade é tanta, que tais equipamentos podem ser manuseados por somente um profissional. Trata-se de uma tecnologia com poucas peças, o que oferece um grande rendimento de montagem e desmontagem, uma das principais qualidades que este sistema apresenta. Por sua superfície de contato em aço, ainda são possíveis inúmeras reutilizações sem que haja perda no acabamento do concreto.

Alguns números são suficientes para compreender o tamanho do projeto e seus desafios. Foram fornecidos pela ROHR 424 metros de vigas de alumínio, modelo EAV18, e 786 metros de vigas metálicas, modelo VI 7,5. Já o escoramento metálico da obra conta com 14 toneladas de equipamentos, entre escoras, acessórios e o Sistema ETEM. Apenas na concretagem das cortinas de contenção foram utilizadas 7,7 toneladas de fôrmas.

O projeto também conta com a tecnologia ROHR no cimbramento das lajes e vigas com fornecimento mesclado da Torre ETEM. A empresa forneceu escoras, macacos e o travamento metálico dos pilares. O vigamento principal da edificação foi erguido com vigas de alumínio, enquanto o vigamento secundário foi feito com vigas metálicas. O projeto tem supervisão e assistência técnica dos profissionais da ROHR, o que assegura conhecimento e experiência com 57 anos de reconhecimento no mercado.

Conte conosco para cuidar da sua obra. Nosso atendimento está disponível em diversas localidades do território nacional. Gostaria de realizar seu projeto de engenharia conosco? Entre em contato e faça um orçamento.

Compartilhar
Quero solicitar um orçamento