Notícias

Obras, informações e produtos ROHR



Cidade Administrativa, projeto de Oscar Niemeyer em Belo Horizonte, contou com soluções ROHR


Cidade Administrativa, projeto de Oscar Niemeyer em Belo Horizonte, contou com soluções ROHR

Considerada a maior obra arquitetônica implantada em Minas Gerais nas últimas cinco décadas, a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte, leva a assinatura de Oscar Niemeyer (1907-2012). Toda criatividade e o talento do mestre da arquitetura podem ser observados nas edificações que integram os 265 mil m² de área construída do espaço. E a ROHR tem orgulho de ter participado desse gigantesco desafio da engenharia ao contribuir com seus produtos e serviços, além de todo o seu conhecimento, acumulado em uma trajetória com quase 60 anos de atuação.

Projeto iniciado em 2003, a Cidade Administrativa foi erguida de 2008 a 2010, em um terreno de 804 mil m². Como maior destaque da obra está o palácio do governo, uma edificação com 17 mil m² de área construída, composta por quatro andares, subsolo, térreo e pavimento técnico. Assim como em outras criações de Niemeyer, o palácio causa a admiração e desperta a curiosidade de quem o observa, graças ao imenso volume de vidro que surge suspenso na obra, sustentado apenas por algumas estruturas de concreto.

“A audácia de sua estrutura está em quatro colunas a sustentarem o edifício. Um exemplo da arquitetura a se integrar corajosamente à técnica mais apurada que o concreto pode exibir”, resumiu Niemeyer sobre o projeto à época da sua construção. Trata-se de uma caixa suspensa por tirantes protendidos, suportada pelos dois pórticos das fachadas que, com 150 metros de extensão, compõem com a cobertura a estrutura de sustentação.

Não menos impressionante, o Auditório JK é outra edificação que integra a Cidade Administrativa. Com 4 mil m² e totalmente construído em concreto, o auditório tem capacidade de 490 assentos e uma infraestrutura ideal para palestras, apresentações e congressos. A ROHR forneceu soluções de engenharia, suporte técnico e equipamentos como as fôrmas HF, utilizadas para a execução dos blocos da fundação da obra, além das cortinas, dos muros, e outras dos pilares do palácio e as paredes do auditório e do palácio.

A ROHR também foi responsável pelo fornecimento dos equipamentos ETEM e tubulares para o cimbramento da obra, como nos pórticos de sustentação do palácio, do heliponto e do auditório. Também fornecemos os equipamentos Kibloc para o projeto e empregamos nosso conhecimento na montagem das escadas de acesso da obra, assim como a montagem de escadas do tipo marinheiro e de andaimes para execução das cortinas, dos muros, pilares e da caixa da escada de acesso do palácio, além das paredes do auditório.

Conte sempre conosco para as soluções de sua obra. Nosso atendimento está disponível em diversas localidades do território nacional. Gostaria de realizar seu projeto de engenharia conosco? Entre em contato e faça um orçamento.

Veja mais:
Locação de escoras metálicas
Locação de Andaimes
Escoramento Metálico
Locação de Fôrmas Metálicas para Concreto




Produtos relacionados

Receba nosso conteúdo exclusivo

Novidades de produtos, informações do mercado e projetos realizados pela ROHR

Copyright © 2024 ROHR Estruturas Tubulares - Todos os direitos reservados. Website by: plyn!