A precaução com a segurança dos colaboradores em uma obra acontece em diversas atividades. Um manuseio inadequado ou a falta de atenção em alguma recomendação podem causar grandes prejuízos e interferir no trabalho de forma drástica. Um ponto que merece total atenção é o armazenamento de equipamentos. Mesmo que as estruturas sejam de qualidade, é necessário uma atenção especial ao guardar tais materiais quando não estão em uso. O local deve ser bem planejado para facilitar o deslocamento e a economia de espaço, podendo ser organizado de acordo com o tamanho ou frequência de uso dos materiais. Escolha um local onde não haja movimentação da terra. Pallets podem ser uma boa opção para uma estocagem prática.
Andaimes, ferramentas manuais e materiais devem seguir regras em seu armazenamento. Veja abaixo algumas normas importantes:
- Quando possível, os tubos devem ser arrumados por comprimento.
- As travessas e postes do Kibloc devem ser arrumados em pilhas.
- Os acessórios devem ser lubrificados e armazenados em caixas ou similares, para evitar o contato direto com o solo. O local para estocagem deve ser, preferencialmente, coberto.
- Os pranchões devem ser armazenados em pilhas.
- Toda a área de estocagem deve estar sempre arrumada e limpa.
- Estoque areia em áreas planas, cercada por madeira e coberta por lonas de plástico.
- Armazene cimento em um local fechado e seco, dentro de sua embalagem.
- Empilhe tijolos e blocos até, no máximo, 1,5m e cubra-os com lona.
- Barras de aço podem ficar armazenadas em locais abertos por até 90 dias, fora do contato com a terra.
- Materiais elétricos devem ficar em locais fechados.
- Não estoque vidros! Utilize-os assim que chegarem ao local.
Atente-se à correta armazenagem e garanta um bom serviço em cada procedimento. A falta de planejamento pode causar contaminação, endurecimento, quebra, deformação, empenamento, entre outros danos aos materiais. Não corra riscos e cuide do sucesso de sua obra.